sábado, 17 de outubro de 2009

LENDAS: CONHECENDOS OS LUGARES (CONTINUAÇÃO)

Ainda falando das lendas lá do pico existe um lugar especial para mim, pois meu avô materno sr Joaquim Alves Fagundes quando eu ainda era pequeno me contava varias historias deste lugar,já tinha ido depois que comecei a trabalhar na MBR em 97, várias vezes neste lugar,tinha uns vigias que moravam neste local e eles vendiam queijo,leite,mel ,depois ia mesmo visitando mais com interesse de ir a mina de Cata Branca que bem próximo ao local mas nunca interessava em saber qual era o nome deste lugar.
Para minha surpresa esse lugar ai mostrado nas fotos se chama "Retiro Novo" ou "Retiro do seu Zé Leopoldo".
Zé Leopoldo foi casado com Dona Lilia irmã da minha avó materna Dona Geralda Fagundes que era casada com o Sr Joaquim e mãe da Tena casada com o nosso amigo Aziz Farid.......

Mas voltando a relatar o livro do Sr Jarbas na cronica "Lendas do pico de Itabirito" há uma passagem que fala do retiro do Seu Zé Leopoldo lá esta escrito assim:

"- Ainda informam os nosso antepassados que os viajantes que ali pernoitavam no Rancho dos Tropeiros, eram despertados, alta da madrugada, pelos gemidos e o arrastar das pesadas correntes atadas nos pés de escravos que passavam em procissão saídos das profundezas da mina de Cata Branca, desapareciam em meio as pedras do pico."
Essas historias foram narradas ao Sr Jarbas pela sua tia Geralda.
seguindo a estrada depois das casas com uns 2 kilômetros chegamos ao pico e descendo a estrada esta o lago da mãe D' agua que serviu para desviar suas águas até a mina de Cata Branca e a referida mina a qual vamos fazer varias matérias relatando os fatos das mesma...... abraço








Nenhum comentário: