quarta-feira, 24 de março de 2010

ACURUÍ ( ESTRADA REAL)

(trilhas na mata)

(cahoeiras diversas)

( Como Chegar)


(represa de Rio de Pedras - acuruí)



(antiga ponte de madeira entre Acuruí e Rio Acima)

Em 1694 chegaram nesta região os primeiros garimpeiros. No dia 24 de junho de 1698, com a chegada do bandeirante Antônio Dias, deu-se início a maior corrida do ouro da história das Américas.O vilarejo de Acuruí, que em tupi-guarani significa "rio de pedras", foi fundado em 1702 pelos bandei-rantes e está dentro do traçado da Estrada Real.Os tropeiros que passavam na região em busca de ouro, precisavam parar para dormir, se alimentar e descansar seus animais, que eram o principal meio de locomoção no século XVIII.Promoveu-se assim a fundação da vila de Acuruí, com fazendas de arquitetura muito peculiar e que serviam como base para que os tropeiros e mineradores fizessem seus negócios.
A medida que o número de tropeiros foi aumentando, o vilarejo começou a crescer, famílias foram constituídas e a necessidade de uma infra estrutura de hospedagem apareceu. Criou-se, no local onde hoje é a lagoa, a Pousada Casa de Pedras, que foi construída pelos escravos no intuito de receber os tropeiros e famílias que estivessem de passagem, oferecendo também alimentação.
Nesta mesma época, o rei de Portugal enviava portugueses ao Brasil, oferecendo-lhes terras. O escolhido para ser senhor desta região foi o Capitão Rodrigues, que se casou com Constancia e construíram a Fazenda do Buraco, que até hoje existe, do outro lado da lagoa.O clima e a geografia do local, situado a – 20,2 graus de latitude e – 43,73 graus de longitude, foram peças chave para escolha de Acuruí como lugar ideal para construção da usina da Cemig , chamada Rio de Pedras. Contudo, o principal fator foi a presença do Capitão Rodrigues, sua família, seus escravos e os comerciantes que com ele negociavam e faziam a economia girar.
Duas igrejas foram construídas no século XVIII no apogeu econômico do ciclo do ouro em Acuruí. A igreja de Nossa Senhora da Conceição foi feita para os brancos e a igreja de Nossa Senhora do Rosário para os escravos. Ambas fazem parte da arquidiocese de Mariana, existindo ainda missas em ocasiões especiais. A arquitetura das igrejas é singular, possuindo obras de arte e pinturas de artistas renomados da região.
Entre os anos de 1730 e 1750 iniciou-se a escassez do ouro e os tropeiros e bandeirantes deslocaram-se de Acuruí, em busca do ouro de aluvião (encoberto por uma crosta negra, que é o óxido de ferro). Ficaram na vila pessoas idosas e famílias que possuíam crianças muito pequenas e não conseguiam se deslocar.Desde então, Acuruí encontra-se preservada, mantendo seu conjunto arquitetônico do século XVIII praticamente intacto.

ACURUÍ (RIO DAS PEDRAS)


(interior da igreja de Acuruí)



(Belezas naturais)





(Vista da Igreja em Acuruí)



( Cachoeiras)

Localizado a 25 km de Itabirito, o distrito de Acuruí (em tupi-guarani “rio das pedras”) foi fundado em 1702 e possui aproximadamente 3.000 habitantes. A localidade, situada entre as cidades de Sabará e Ouro Preto, próxima ao rio das Velhas, está inserida em um dos eixos da Estrada Real. A antiga freguesia foi uma importante área de extração aurífera durante a primeira metade do século XVIII. Seu núcleo histórico, recentemente tombado, possui várias edificações históricas, com destaque para as igrejas de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora do Rosário, além de um casario regular e muros de pedra. Destacam-se, no distrito, a represa de Rio das Pedras, administrada pela Cemig, e o balneário de mesmo nome, que abriga uma importante área de lazer. Todo mês de janeiro, o distrito promove o Festival de Verão do Acuruí.
O Caminho do Sabarabuçu foi integrado ao traçado da Estrada Real como uma extensão do Caminho Velho que abrange, em cerca de 150 quilômetros, as cidades de Cocais (distrito de Barão de Cocais), Caeté, Morro Vermelho (distrito de Caeté), Sabará, Raposos, Honório Bicalho (distrito de Nova Lima), Rio Acima, Acuruí (distrito de Itabirito) e Glaura (distrito de Ouro Preto).