sexta-feira, 16 de outubro de 2009

LENDAS: Conhecendo os lugares


Me peguei lendo o excelente livro do Sr Jarbas Nazaré de Sousa outro dia "Memoria viva dos sentimentos". Era uma cronica com o titulo:
LENDAS DO PICO DE ITABIRITO
Como ando muito por estes lados do pico,comecei a ler com bastante atenção e lá na cronica tinha uma passagem assim:
"Nossos antepassados contavam interessantes histórias sobre o pico. diziam eles que lá pelas bandas do pico existia uma enorme lagoa que de dentro dela saía, em noites de lua cheia,uma linda mulher de cabelos longos e negros que era chamada de Mãe D'água. Ela saía da lagoa,atravessava o arraial de Itabira(atual Itabirito) e ia até Vila Rica (Ouro preto) visitar o pico do Itacolomi. Fazia isto sempre em noites de lua cheia, voltando ao amanhecer indo se banhar nas águas minerais da "agua quente".
Voltando em seguida para lagoa do pico.
diziam também que existia a "mãe do ouro", uma enorme bola de ouro que rodopiava o pico clareando toda a região. Também era visto na lagoa do pico um enorme cruzeiro de prata que aparecia de manha, ao meio dia e ao entardecer. Conta -se que os viajantes que por ali passavam paravam para descançar da fatigante viagem debaixo de sol escaldante e deixassem que os animais tomassem agua na lagoa e pastasse.
Enquanto estavam deitados na relva ou debaixo de arbustos da região, refazendo a suas forças para continuar a viagem até á Paraopeba ou a outras regiões mais longínquas, é que viam o cruzeiro de prata ,reluzentes nas aguas azuis da lagoa. Atraidos pela luminosidade tentavam com seus laços apanha los,mas ele desaparecia nas profundezas da lagoa reaparecendo mais brilhante ainda na outra margem."

A foto acima e da referida lagoa que é relatada na cronica do Jarbas. Ela fica perto do pico,na estrada em que hoje fica a casa dos vigias da Vale "antigo Retiro Novo" perto da entrada da mina de Cata Branca.

Essa lagoa também serviu para que no ano de 1844 suas águas fossem desviadas e levadas a mina de Cata Branca para que depois do desabamento da mina, matassem por asfixia as pessoas em que lá ficaram presas. Continua.......

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa. Ótimo trabalho. Tb gosto da história de Itabirito. Temos que mantê-la viva.

MARIO MELILLO disse...

Que legal ! parabéns!