sábado, 17 de outubro de 2009

LENDAS: CONHECENDOS OS LUGARES (CONTINUAÇÃO)

Ainda falando das lendas lá do pico existe um lugar especial para mim, pois meu avô materno sr Joaquim Alves Fagundes quando eu ainda era pequeno me contava varias historias deste lugar,já tinha ido depois que comecei a trabalhar na MBR em 97, várias vezes neste lugar,tinha uns vigias que moravam neste local e eles vendiam queijo,leite,mel ,depois ia mesmo visitando mais com interesse de ir a mina de Cata Branca que bem próximo ao local mas nunca interessava em saber qual era o nome deste lugar.
Para minha surpresa esse lugar ai mostrado nas fotos se chama "Retiro Novo" ou "Retiro do seu Zé Leopoldo".
Zé Leopoldo foi casado com Dona Lilia irmã da minha avó materna Dona Geralda Fagundes que era casada com o Sr Joaquim e mãe da Tena casada com o nosso amigo Aziz Farid.......

Mas voltando a relatar o livro do Sr Jarbas na cronica "Lendas do pico de Itabirito" há uma passagem que fala do retiro do Seu Zé Leopoldo lá esta escrito assim:

"- Ainda informam os nosso antepassados que os viajantes que ali pernoitavam no Rancho dos Tropeiros, eram despertados, alta da madrugada, pelos gemidos e o arrastar das pesadas correntes atadas nos pés de escravos que passavam em procissão saídos das profundezas da mina de Cata Branca, desapareciam em meio as pedras do pico."
Essas historias foram narradas ao Sr Jarbas pela sua tia Geralda.
seguindo a estrada depois das casas com uns 2 kilômetros chegamos ao pico e descendo a estrada esta o lago da mãe D' agua que serviu para desviar suas águas até a mina de Cata Branca e a referida mina a qual vamos fazer varias matérias relatando os fatos das mesma...... abraço








sexta-feira, 16 de outubro de 2009

LENDAS: Conhecendo os lugares


Me peguei lendo o excelente livro do Sr Jarbas Nazaré de Sousa outro dia "Memoria viva dos sentimentos". Era uma cronica com o titulo:
LENDAS DO PICO DE ITABIRITO
Como ando muito por estes lados do pico,comecei a ler com bastante atenção e lá na cronica tinha uma passagem assim:
"Nossos antepassados contavam interessantes histórias sobre o pico. diziam eles que lá pelas bandas do pico existia uma enorme lagoa que de dentro dela saía, em noites de lua cheia,uma linda mulher de cabelos longos e negros que era chamada de Mãe D'água. Ela saía da lagoa,atravessava o arraial de Itabira(atual Itabirito) e ia até Vila Rica (Ouro preto) visitar o pico do Itacolomi. Fazia isto sempre em noites de lua cheia, voltando ao amanhecer indo se banhar nas águas minerais da "agua quente".
Voltando em seguida para lagoa do pico.
diziam também que existia a "mãe do ouro", uma enorme bola de ouro que rodopiava o pico clareando toda a região. Também era visto na lagoa do pico um enorme cruzeiro de prata que aparecia de manha, ao meio dia e ao entardecer. Conta -se que os viajantes que por ali passavam paravam para descançar da fatigante viagem debaixo de sol escaldante e deixassem que os animais tomassem agua na lagoa e pastasse.
Enquanto estavam deitados na relva ou debaixo de arbustos da região, refazendo a suas forças para continuar a viagem até á Paraopeba ou a outras regiões mais longínquas, é que viam o cruzeiro de prata ,reluzentes nas aguas azuis da lagoa. Atraidos pela luminosidade tentavam com seus laços apanha los,mas ele desaparecia nas profundezas da lagoa reaparecendo mais brilhante ainda na outra margem."

A foto acima e da referida lagoa que é relatada na cronica do Jarbas. Ela fica perto do pico,na estrada em que hoje fica a casa dos vigias da Vale "antigo Retiro Novo" perto da entrada da mina de Cata Branca.

Essa lagoa também serviu para que no ano de 1844 suas águas fossem desviadas e levadas a mina de Cata Branca para que depois do desabamento da mina, matassem por asfixia as pessoas em que lá ficaram presas. Continua.......

TRÊS SECULOS DE HISTORIA

No final do século XVII, as descobertas de ouro nas imediações de Sabará e Ouro Preto provocaram um grande deslocamento de pessoas para a região central de Minas Gerais. Colonos brasileiros e imigrantes de vários lugares começaram a povoar as terras que, em pouco tempo, transformaram-se em arraiais, freguesias e vilas. Os povoamentos iniciais na sede e nos distritos de Itabirito (Acuruí, São Gonçalo do Bação e São Gonçalo do Monte) são contemporâneos às primeiras explorações do ouro da história de Minas Gerais. Destacam-se nesse período três referências da história do município: a primeira é o distrito de Acuruí (antigo Rio das Pedras), situado em um dos caminhos da Estrada Real que liga Sabará a Ouro Preto (antiga Vila Rica); a segunda é o Pico de Itabirito, marco geográfico para os deslocamentos das expedições pelo Alto Rio das Velhas; e a terceira é a edificação das capelas primitivas dos templos religiosos de Itabirito, tais como a Capela de São Gonçalo do Monte e a Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem. No século XVIII, a sede e os distritos de Itabirito experimentaram o crescimento e a diversificação da rede econômica impulsionados pela mineração; após o início da crise da exploração do ouro, eles adaptaram-se às incertezas e mudanças ocorridas na economia regional. No século XIX, apoiadas em algumas atividades constituídas no século anterior, como a produção de panos e de peças de ferro, essas localidades investiram boa parte dos seus recursos no abastecimento de mercados próximos, como Ouro Preto, e de mercados distantes, como Rio de Janeiro e São Paulo. O empreendimento inglês na Mina de Cata Branca, situada nas proximidades do Pico de Itabirito, é outro capítulo importante da história municipal, e será objeto de outro texto. O desabamento da galeria central da mina em 1844 inviabilizou a continuidade desses trabalhos e ajudou a desaquecer a economia local. No final da década de 1880, em meio ao cenário de expectativas criado pela utilização de novas tecnologias, como a eletricidade e as locomotivas a vapor, a sede de Itabirito experimentou novas transformações urbanas. A abertura de empresas nos ramos da siderurgia, tecidos e couro e o crescimento da população - após a inauguração da estação ferroviária em 1887 - modificaram a feição dessa localidade. Aos poucos, a paisagem urbana colonial cedeu espaço para a paisagem industrial. As transformações econômicas impulsionaram a emancipação municipal, que foi realizada em 7 de setembro de 1923.

Dora Vergueiro e claudio Moura e Castro na Cata Branca

achei este vídeo na Net espero que gostem!!!!!!! A apresentadora da Mtv Dora Vegueiro veio conhecer o pico,cata branca,fazenda do cocho,junto com o nossa amigo Cláudio de moura e castro.....

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

UMA FORMA DIFERENTE DE CONTAR A HISTORIA

Meu objectivo não é ser melhor que ninguém,tão pouco querer mostrar mais do que muitos outros intrépidos e destemidos "historiadores"fizeram.
tenho a vontade de mostrar o que as pessoas realmente tem vontade de ver,tem a vontade de imaginar,o que falta,fazer uma comparação com fotos antigas e com as atais,mostrar como nossa Itabirito Cresceu melhorou.
Passou de uma época romântica,linda, interesantissima que foi a época dos nossos ancestrais para uma época que é hoje crescendo gerando emprego,sendo reconhecida.
Independente de governos que passam,vem e vão,temos pessoas que fazem a diferença.
ressalto a memoria do grande SR José Bastos que mesmo não nascendo em Itabirito ,foi prefeito,trouxe escolas,equipou a nossa câmara municipal,fez tantas obras que hoje servem a nossa cidade ate filme da Cata Branca ele fez,Tia Lolinha(sua esposa) juiz de Paz de nossa cidade,professora,pessoa amigavel,cordial,seus filhos em especial a Lauro(Irmão metralha),O seu Jarbas Nazaré de Souza que tem um grande livro publicado" memoria viva dos sentidos",alem de vários arquivos lembrando a Itabirito que todos queremos imaginar,quem nunca leu sua coluna no jornal A Gazeta do nosso amigo Emílio Nolasco,sua revista Itabirito em Revista.
o Padre Miguel grande vigário,politico,pessoa de Deus e do Povo,o que faz resgatando a historia em seus museus "património do povo desta cidade",até livro ele escreveu!!!!"Fundamentos históricos da igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem".





Não posso esquecer também do Sr Olimpio Augusto da Silva o seu Pinho que teve também um livro "Itabirito minha terra" o qual homenageio e tiro o nome para este blog pois Itabirito também é a minha terra nasci aqui pela mãos do doutor Hélio, fiz minha primeira comunhão com o Padre Adelmo, sempre tive a curiosidade de escutar os causos antigos,de saber das casas,escravos,engenhos da vida cotidiana em Itaubira.
Quem nunca teve vontade de saber sobre o desabamento da cata branca,sobre o pico,a fazenda do cocho,escravos etc.....





Nesse blog é tudo feito no amadorismo,nas minhas folgas lá da Vale,mas é tudo feito com muito carinho com muito amos e com muita honestidade,feito por um Itabiritense par outros Itabiritenses,,afinal quem nunca quis viver na CIDADE ENCANTO.







Esse blog é uma homenagem aos meus pais(Chico de Brito e Marina) aos meus avós (João,Maria,Joaquim e Geralda), minha madrinhajoana e meu padrinho Gildo,irmãos,sobrinhos,cunhadas,cunhado sogro e sogra e para a pessoa que mais amo nesse mundo minha inspiração,cúmplice,amiga ,minha noiva Ana Paula...Te Amo