sexta-feira, 16 de julho de 2010

HISTORIA DO PASTEL DE ANGU

O pastel de angu foi criado no século XIX, por volta de 1851, na época em que Itabira do Campo era distrito de Ouro Preto.O cenário onde teve início a criação do "Pastel de Angu”, foi a Fazenda dos Portões, que em 1796 pertencia ao Sr. José Ferreira de Aguiar e que, com o seu falecimento em 1846 foi passado ao seus filhos. Um deles, o Sr. Benedito Ferreiro de Aguiar, em 1850 vendeu a parte que lhe cabia para o Sr. David Pereira Lima, porteira fechada, com escravos, benfeitorias e todos os animais.Relata a história, que Dona Ana Joaquina de Lima, esposa do Sr. David, tinha um bom relacionamento com as escravas e levou duas delas para dentro de casa, tirando-as da senzala.Uma era conhecida por Philó e a outra, por Maria Conga. Elas foram as primeiras a usarem a sobra de angu, principal refeição dos escravos. Na falta de uma complementação de carne, a necessidade e a criatividade das negras as fizeram usar um guisado feito com umbigo de banana, embora em algumas raríssimas ocasiões as escravas, em sua lida na cozinha, escamoteavam pedaços de carne escondendo-os nos roletes de angu e assando-os em rústicos fornos feitos com cupinzeiros.Originalmente, a forma do “Pastel de Angu” era arredondada, o recheio colocado sobre a massa era enrolado e depois achatado para ser assado, e recebiam o nome de “Boroa".Tomou a forma atual no Século XIX, por volta de 1885, pelas habilidosas mãos de Dona Ana da Prata Baêta, conhecida por “Dona Saninha da Prata” que, em 1915 passou a receita para sua nora Dona Emilia Martins Baêta, apelidada de “Dona Milota”, falecida em 1972. Dona Milota fazia os Pastéis de Angu, e os vendia como forma de ajudar nas despesas domésticas.O pastel de angu é muito difundido na cidade e sua fama e receita transpôs as fronteiras do município, sendo levadas para Belo Horizonte, ltabira, Conceição do Mato Dentro, General Carneiro, Sabará e dezenas de outras cidades, inclusive no Estado de São Paulo.Ha historia na cidade, que a família Gonçalves, teve um papel importante na divulgação desta delícia, fora de ltabirito, pois o próprio Dr. Guilherme Gonçalves em suas visitas médicas longe de ltabira do Campo, às vezes comentava sobre o delicioso “Pastel de Angu”, despertando em todos, a vontade de obter a receita.Até hoje, a receita é passada de mãe para filha, conservando fielmente o modo de fazer e como fritá-los.
Ingredientes01litro de água;½ Kg de fubá de milho moído em moinho d’água (peneirado);02 colheres de sopa de óleo;01 colher de chá de sal;01 ovo;01 pitada de bicarbonato;½ copo (americano) de polvilho azedo (peneirado);Recheio a gosto (carne moída, frango, queijo, bacalhau e umbigo de banana).
Modo de fazer
Coloque para ferver em uma panela, a água, o sal, e o óleo. Assim que estiver fervendo (borbulhando) coloque o bicarbonato e em seguida vá acrescentando fubá e vá mexendo rapidamente com uma colher de pau para não embolar.Deixe cozinhar um pouco.Depois tire do fogo e vire numa mesa (pedra), acrescente á massa o polvilho e o ovo. Sove a massa ainda quente, até ficar consistente.Enrole a massa em um pano de prato úmido depois dispense na mão um pouco de massa de angu suficiente para um pastel e com o polegar vá abrindo o centro da massa formando o local para receber o recheio coloque o recheio de sua preferência unte os dedos com óleo e feche o pastel, passe óleo na borda e com o polegar vá virando as beiradas para não abrir durante a fritura.Fritar em óleo bem quente e não mexer até que comece a dourar.
Obs: Para não queimar as mãos enquanto estiver sovando a massa, use saquinhos de plástico nas mãos.Os pastéis deverão ser feitos a mão, a massa não deverá ser aberta com rolo ou máquina.A quantidade de óleo na panela deverá ser suficiente para cobrir os pastéis para fritá-los.
Fontes de Pesquisa Utilizadas
- Versão atualizada do Inventário da Oferta Turística do Município de Itabirito – Centro Universitário Newton Paiva, 2003;
- Pesquisa de gabinete - Inventário da Oferta Turística do Município de Itabirito – Centro Universitário Newton Paiva, 2003;
- Pesquisa de gabinete - www.portalitabirito.com.br;
- Pesquisa de campo – realizado pela pesquisadora.

Nenhum comentário: