quinta-feira, 15 de julho de 2010

ESTAÇÃO FERROVIARIA DE ITABIRITO(ESTAÇÃO ESPERANÇA)

(A estação em 20/07/2006.)

(A estação, em 2003.)
A ESTAÇÃO: A estação de Esperança foi inaugurada em 1891. Parece ter ficado fechada durante algum tempo nos primóridos de sua existência, pois é citado que "a 10 de junho (de 1899) reabriu-se ao tráfego a estação Esperança, entre Itabira (Itabirito) e Aguiar Moreira" (Memória Histórica da EFCB, 1908, p. 489). Nos anos 1970, o prédio original foi substituído pelo atual, feio, estilo "refesão" e hoje totalmente abandonado. Hoje, com esse prédio mais novo totalmente desfigurada, é escritório de um fabricante de artefatos de cimento. Interessante notar que a linha abandonada em frente à estação ainda é mista e termina logo após a travessia do viaduto que aparece ao fundo. A partir daí somente bitola métrica, seguindo rumo norte, para Rio Acima. A usina, ou a antiga usina, fica no outro lado do rio que corre paralelo à linha hoje abandonada.
(A estação original de Esperança, sem data)
Uma ponte de madeira e ferro, usada para o desvio de linha para a usina que ali existia, ainda está ali, servindo para carros. Do lado da usina, na entrada, uma casa de pedra e uma pequena locomotiva a vapor que era da linha particular, exposta. Do lado da linha, casas de colônia - seriam elas da usina ou da ferrovia e sinais de cruzamento de vias ferroviárias abandonados. (A estação atual, abandonada, anos 1990.)
A estação pode ser vista também de cima da ponte da rodovia que liga Itabirito a Ouro Preto. (Fontes: Vias Brasileiras de Comunicação, Max Vasconcellos, 1928; Ralph e Ana Maria Giesbrecht, pesquisa local, 2006; Pedro Paulo Rezende, 2006; Gutierrez L. Coelho, 2004; Marcelo Lordeiro; Memória Histórica da EFCB, 1908) .

Nenhum comentário: