domingo, 19 de setembro de 2010

HISTORIA DO HINO DE ITABIRITO

HISTÓRICO

Era nas férias de julho de 1959, quando uma aula particular de Francês misturada a alguns alunos da cidade, num ímpeto de instrução me veio à mente o fio melódico deste Hino.
Veio como falar de Itabirito, terra onde vivo e luto pela educação da juventude.
Itabirito surgiu na letra como um poema lírico e cheio de vida para mim.
Ao lado da melodia veio a letra e nela canto as belezas e as grandezas de uma terra que me abraçou e me acolheu.
Logo após o término da inspiração, foi cantada por duas crianças, Ana Maria Rodrigues Bastos e Ana Amélia C. Mendonça, que logo aprenderam.
Passaram-se dias e foi um dos grêmios do Internato do Educandário São Geraldo, que o senhor prefeito da cidade, Antônio Gomes Batista, depois de ouvi-lo, o fez hino oficial de Itabirito.
O entusiasmo foi grande, quando o aluno Benedito Sebastião dos Santos, tomou a palavra e pediu àquela autoridade que desse o “Hino de Itabirito”, como o hino oficial da cidade.
As palavras de Hilton M. Malheiros vieram firmar o pedido do estudante e afirmou que o hino era de fato bonito e deveria ser o símbolo de todo Itabiritense.

"Nao posso deixar de externar aqui o meu agradecimento a esta figura que já consolidou no campo da maior das arte,a musica,o maestro Dungas, A ele coube a orquestração do Hino que acabamos de cantar, agradeço ao estudante, ao Prefeito e aos que o entoarem com muita simplicidade"


http://www.almanaqueitabirito.com.br/cidade.html

Nenhum comentário: